Itaú agora permite enviar dinheiro via WhatsApp e Facebook para contatos

O Banco Itaú acaba de trazer uma novidade interessante para o mercado financeiro que coincide com as tendências que observamos no exterior. A partir da última sexta-feira já é possível transferir dinheiro para seus conhecidos através do WhatsApp e do Messenger, os dois aplicativos de conversas do Facebook.

Ledware Tecnologia: Descubra nossas soluções para facilitar a rotina de sua empresa!

Basta instalar o Teclado Itaú, novidade grátis que já está disponível tanto para smartphones Android quanto iPhones. O dinheiro pode ser transferido para os contatos, em qualquer banco. Assim, a transferência de dinheiro passa a ser uma coisa extremamente simples, aberta para qualquer pessoa, sem a necessidade de abrir o próprio aplicativo do Itaú para tal.

Já é assim nos Estados Unidos e China, países que estão na vanguarda do movimento das fintechs(startups da área financeira). Nos EUA, onde uma simples transação através dos bancos é um inferno de ser realizada, você pode usar o Venmo para tal.

Mas o mais interessante mesmo é como se faz na China. Por lá, o principal aplicativo para realizar esse tipo de operação é o WeChat, que também nasceu como um “simples” aplicativo de mensagens. Contudo, é interessante notar que o aplicativo cresceu tanto que é difícil chamá-lo de simples: ele é um superaplicativo, para tudo.

Para transferir dinheiro, basta apertar dois botões e pronto. Mas você também pode fazer dezenas de outras coisas por lá. Pode investir em um fundo, comprar ações, comprar produtos, comprar outros produtos financeiros (como um seguro, por exemplo). O WeChat se tornou tão poderoso que os grandes bancos da China temem o que a Tencent, dona do aplicativo, conseguirá fazer com ele.

No ocidente, Mark Zuckerberg tem planos tão ousados quanto para o WhatsApp – onde já foi realizado testes para transferência de dinheiro de usuário para usuário, antes do teclado do Itaú – e para o Messenger, que é o aplicativo “default” de mensagens do próprio Facebook. Portanto, o banco brasileiro meramente joga em direção do que já havia planejado o CEO do Facebook.

Para o usuário do Itaú, é interessante. A empresa se esforça para abrir mais canais digitais para atuar juntamente com seus clientes. São 10 milhões de pessoas que usam primariamente seus serviços através do digital e mais de 80% das transações são feitas via internet ou aplicativo. Vale notar que o Banco do Brasil também tem um serviço desses.

Fonte: StartSe


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *