Perguntas e Respostas que surgiram no treinamento ao Vivo da 1ª fase do eSocial.
by ledware
Abaixo, listamos as perguntas e respostas que surgiram durante nosso treinamento ao vivo sobre o eSocial:
Qual sistema operacional é compatível com os tipos de certificado digital?
– O certificado A1 é compatível com todas as versões do sistema operacional, algo que não acontece com os certificados A3, compatível somente do Windows7 em diante.
Onde realizo a configuração do procurador?
– Através do site da receita federal, menu orientação, menu tributária, opção senhas e procurações, depois cliente no link azul (CLIQUE AQUI). Preencha os campos necessários e mais ao final da pagina, selecione a opção PROCURAÇÃO PARA USO DO E-CAC, digite os caracteres e na próxima tela habilite os check-box que contenham correlação com o eSocial.
Empresas com + de 03 funcionários também poderão fazer a procuração?
– Sim. Sem problemas.
Basta somente preencher o certificado do procurador? Ou o da empresa precisa está preenchido também?
– Só o certificado do procurador basta, pois na tela de exportação terá que marcar a opção procurador.
A marcação Inativa vai afetar apenas a exportação para o eSocial?
– Sim, com essa opção selecionada, apenas retira o evento da exportação.
As verbas padrão do sistema como “Liquido a Receber”, tem que ser configurado também?
– Sim. Referencia-la de acordo com as incidências do eSocial.
Como deverei proceder para ver o treinamento por diversas vezes e ir colocando meu sistema em ordem?
– Basta acessar o canal da empresa, inscrever-se e o conteúdo já está disponível para acessar quantas vezes precisar.
Se não tenho processos não preciso fazer nenhum cadastro, certo?
– Exatamente. Sem processos, não há a necessidade de envio desse evento.
Após a exportação, é possível consultar o que foi enviado ao eSocial?
– Sim, na segunda fase foi disponibilizado um ambiente Web onde é possível acessar para conferir os dados enviados. Acesse www.portal.esocial.gov.br depois clique no botão ACESSE AQUI, selecione seu certificado digital e já terá acesso as suas informações.
Vocês vão mostrar a tela de conferência do eSocial?
– Se esta dúvida está relacionada à tela de exportação e como o sistema realiza esse procedimento, faremos um próximo Webinário explicando a funcionalidade e o passo a passo.
Pelo ambiente de testes, consigo ter acesso no portal do eSocial para conferencia dos dados que já foram testados?
– Não. A consulta só é possível após a transmissão pelo ambiente oficial.
É possível fazer a configuração das incidências das rubricas pela aba PADRÃO?
– Sim, para as verbas padrões poderá repetir essas configurações para todas as empresas agilizando o processo, mas nada impede que o procedimento seja realizado na aba empresas.
Tenho uma empresa sem estabelecimentos, preciso enviar o evento S-1005 mesmo assim?
– Sim, o evento S-1005 é obrigatório para empresas sem estabelecimento e também para matriz e filiais por que se trata de um complemento do evento S-1000.
Tenho verbas que utilizei apenas em um mês em minhas folhas de pagamento em 2018, inativo-as ou preciso exportá-la para o eSocial?
– Terá que exportar todas as verbas que por ventura estejam no movimento do ano base 2018.
Após o cadastro de jornadas e horários, onde eu vinculo isso ao funcionário?
– Cadastro de funcionários, aba página 2, aba jornada/horário. Esse será o tema do nosso próximo Webinário.
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